Seja bem vindo ao nosso blog, ficamos felizes com sua visita. Seja um seguidor e volte sempre que puder.

Um forte abraço e que Deus o abençoe!

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Os Fundamentos do Projeto Alvo.

O Projeto Alvo é um projeto! E possui um alvo (o coração das crianças) daí, então, o seu nome: Projeto Alvo. Gostaria de compartilhar alguns fundamentos deste importante trabalho que Deus colocou sob os cuidados de nossa igreja, através da Coordenação da irmã , Profª Lorena Dias.

1 – Didaquê Bíblica –

O Projeto Alvo tem uma didaquê (ensino) bíblica. Nosso objetivo é instruir as crianças sobre Deus e seu Filho, Jesus Cristo. Para tanto, a Bíblia Sagrada é ensinada pela equipe de professores do Projeto, pois é na própria onde encontramos a revelação de quem é Deus, da sua criação, de nós mesmos, da situação e estado da humanidade e da providência de Deus em Jesus Cristo para que o homem se reconcilie com o Criador. Tais ensinos são transmitidos em uma linguagem em que as crianças (de 06 a 11 anos) possam entender.

2- Recreativa-

O Projeto Alvo oferece às crianças momentos recreativos. Todo sábado, após a Didaquê, é oferecido um delicioso e caprichado lanche preparado carinhosamente pela equipe de apoio do Projeto. É, sem dúvida, um momento de diversão, aguardado, e muito, pelas crianças!

3- Sociabilidade –

O Projeto Alvo também promove a boa relação e convivência entre as crianças. Ensinando-as o respeito e a valorização mútua, transmitindo conceitos como amizade, amor, companheirismo.

4- Artística –

O Projeto Alvo visa também ajudar as crianças a descobrir e desenvolver habilidades artísticas. Para tanto, são oferecidas oficinas com atividades artesanais variadas. Para cumprir tal missão, o Projeto Alvo conta com uma equipe de talentosos irmãos que trabalham com música, culinária, emborrachados, pinturas em telas, pipas, biscuit e etc...

5- Esportivas –

Nada como esporte para agregar pessoas! Além de ser fundamental para a saúde da mente e do corpo! Nesta área o Projeto Alvo conta com o apoio de preciosos irmãos que coordenam tanto partidas de futebol como também de judô.

6- Atividades Extras –

Para oxigenar a dinâmica do trabalho, a irmã Lorena Dias, Coordenadora do Projeto Alvo, propõe periodicamente a realização de atividades que enriqueçam o currículo das crianças, tais como Exposição de Artesanatos, Passeios, Festas Temáticas e etc...

7- Avaliação Periódica-

Periodicamente são convocadas reuniões com toda a Equipe do Projeto Alvo a fim de se discutir quanto aos problemas do trabalho e também das soluções para os mesmos. Cada projetista faz sua avaliação e contribui com idéias que possam ser implementas.

8- Coordenação Permanente-

Para o bom êxito do Projeto Alvo a Coordenação tem sido presente em todas as edições. Todos os sábados, quando o Projeto é realizado, a Coordenadora se faz presente para acompanhar o andamento da aula, da recreação e das oficinas artesanais e das atividades esportivas.

9 – Escala Flexível-

A escala dos Projetistas é flexível. A idéia original é de que os colaboradores do Projeto Alvo doem apenas um sábado por mês. Para tanto, é necessária uma equipe grande que comporte e atenda este revezamento. Destarte, evitamos (ao menos tentamos) o esgotamento por parte da Equipe e ao mesmo tempo em que permite nos sábados em que não se atua a dedicação aos seus demais compromissos domésticos, profissionais e familiares.

10- Dependência Espiritual-

O Êxito sempre vem de Deus! Aprendemos nas Escrituras Sagradas que “Deus é quem opera em (...) tanto o querer como o realizar segunda a sua boa vontade” (Fp 2.13) Nós, do Projeto Alvo, sabemos disso! Por isso, apesar de toda a dedicação da Coordenação e da Equipe, submetemos o Projeto Alvo às orações da igreja em todas as reuniões eclesiásticas. Estamos sempre pedindo a Deus por sua bênção para que as crianças sejam enriquecidas espiritualmente e que os projetistas também sejam bem-aventurados em suas vidas. Sem a bênção de Deus é impossível atuar na sua obra.

IMPORTANTE!

O nome do projeto, assim como seu mote, dizem para que e para quem o mesmo foi pensado, dirigido e executado. O Projeto Alvo tem como alvo o coração das crianças. Portanto, elas não são vistas como estratégias para alcançarmos famílias inteiras. O interesse do Projeto Alvo é completo e intenso sobre as crianças. Seus corações é que nos importam! Desejamos vê-las se entregando ao Senhor Jesus Cristo e se apaixonando por Ele, de forma que toda a vida seja percorrida nos caminhos d’Ele. Essa é a nossa missão! Entendemos e ardentemente desejamos que os pais, os irmãos, os avós, enfim, todas as famílias, que cercam as crianças do Projeto Alvo, conheçam ao Senhor e o sirvam. Se aprouver ao Senhor escolher o Projeto Alvo como instrumento para alcançar toda uma família, ficaremos honrados e gratos, mas isso será o bom fruto do Evangelho se espalhando naturalmente. O Reino de Deus também pertence aos pequeninos (Lc 18.16)! Eles não são secundários ou periféricos! Portanto, não podemos cair no erro de olharmos para as crianças vê-las como meios para atingirmos um fim (os adultos). Afinal, “... O Alvo de Deus é o Coração das Crianças”.

Soli Deo Glória!!!

Rev. Idauro Campos
Pastor da Igreja Congregacional em Andorinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário